Para Onde o Vento Me Levar... Vou VOANDO...
Quarta-feira, 13 de Junho de 2007
Timişoara

... The History...

... cidade fundada pelos Húngaros no século XIII, que ficou famosa em 1316 quando Charles Robert of Anjou ali construiu um Palácio e se auto-proclamou o Rei da Hungria (Károly Róbert).

Depois de estar sob o jugo dos Otomanos durante século e meio (1552-1716), a cidade tornou-se parte do Império Harsburgo, até ser instaurado o Tratado de Versalhes, que a tornou parte integrante da Roménia.

 

1989: Lásló Tokés, padre da Igreja Húngara, é colocado noutra paróquia devido aos seus discursos contra o regime. Para prevenir o seu "exílio" os paroquianos rodearam a igreja, em tal número que este protesto se transformou na famosa revolução de 1989 que culminou com o fim do regime de Ceauşescu.

 

Timişoara é a cidade dos parques e das igrejas... pode-se percorrer a cidade através dos inúmeros parques, cada um com o seu tema, que formam um agradável corredor verde nos dias quentes que se fazem sentir.


...The Journey...

... vamos aproveitar e viajar de noite já que são 8h de viagem?? Claro... melhor seria se não fosse o comboio a abarrotar de apoiantes do Rapid Bucureşti, alegres, barulhentos e doidos... ainda consegui dormir, mal e pouco mas consegui!!!!

Chegamos por volta das 8h da matina a mais uma estação em obras, com uma vontade louca de tomar um duche, lavar os dentes... toca de bater o pé até ao centro para encontrar um sitio onde dormir e outro onde comer...

Encontrámos o belo Hotel Victoria...



... Spots to see, details to fall in love with...

... a bela Piaţa Victoriei, ladeada pela Opera House e pela Catedral Ortodoxa Neo-Bizantina, com os seus belos jardins e as suas solarengas esplanadas... excelentes para passar uma tarde a bebericar uma limonada.

A Catedral Neo-Bizantina foi construída entre 1936 e 1946, a sua cúpula é das mais altas e a sua abóbada uma das mais largas com as quatro colunas ricamente decoradas com frescos representando os apóstolos, pintados pelo mestre local Anastasie Demian.

Em frente à Catedral encontra-se o Eroilor Revoluţiei din 1989, um memorial moderno em alumínio situado no meio dum pequeno jardim.



... caminhar ao longo da rua pedestre Str Alba Iulia, observar os inúmeros cafés e lojinhas e chegar à Piaţa Libertăţii . No centro o Monumento Saint John domina o local, mas também se pode conhecer o rei dos Dacia, pelo menos o busto...


... continuar até ao centro nevrálgico do que é considerada a “Velha Cidade”. Ergue-se perante os olhos do trauseunte com as suas igrejas, uma ortodoxa servia (1744-8) e outra católica romana (1736)... interessante como vivem frente a frente e têm os mesmos séculos de vida.

... no centro da piaţa está o Sf Treime, erguido em 1740 como forma de agradecimento pelo fim da peste bubónica que assolou Timişoara nos anos de 1738-9.

 


(católica romana)

... passeando pelas ruas sente-se que a Era Harsburgo está presente através dos seus edifícios belos e trabalhados. E não se pode deixar Timişoara sem passear pelos parques ou parar numa terasă para beber algo fresco...

... estava um calor abrasador enquanto andamos pelo Parcul Roselor (Parque das Rosas), muitas rosas, muito verde, muitos arbustos e muitos mosquitos...

 

 

... The night...

... “no name” com as suas bailarinas não exóticas e pouco vestidas, com o seu jardim, a sua piscina e as suas mesas e cadeiras onde nos recostámos e rimos às gargalhadas...





espelho-me: following the star

Sangrado por Vlada às 08:46
link do post | Morde! | favorito

Sobre Vlada
To put meaning in one's life may end in madness,
But life without meaning is the torture Of restlessness and vague desire - It is a boat longing for the sea and yet afraid. By Edgar Lee Masters
Outubro 2008
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4

5
6
7
8
9
10
11

12
13
14
15
16
17
18

19
21
22
23
24
25

26
27
28
29
30
31


Soft Moments
free music
moonlight...
CURRENT MOON
Últimos escritos

to all my readers and vie...

Em Espírito Natalício

Crazy Loop

Segunda-feira de Manhã no...

Citadela Medieval de Raşn...

1 de Decembrie

Castelul Bran

Living in the dark

Perspectivas...

Overheard!

Uma Gota de Chuva na Cara

With the sun in the tip o...

Riddles... part II

It's raining Cats and Dog...

Centro de Língua Portugue...

Finalmente...

Notas Dietéticas

Wristcutters - a Love Sto...

Discussões Botânicas

Dança das Estrelas

Riddles...

frase de segunda-feira

Não faças um rascunho da vida,
podes não ter tempo de a passar a limpo...
On my MP3
Pergaminhos

Outubro 2008

Dezembro 2007

Novembro 2007

Outubro 2007

Setembro 2007

Agosto 2007

Julho 2007

Junho 2007

Maio 2007

Abril 2007

Março 2007

Fevereiro 2007

Janeiro 2007

In my movie box
Rain, Snow or Sun?!?
WeatherReports.com
How many Eyes?
   
For my Friends...
To Suhl
Clica-me

todas as tags

Mordidelas Interessantes
procuras algo?
 
subscrever feeds